Instalando o VirtualBox 5.* no Ubuntu

Um dos maiores desafios atuais dos desenvolvedores é a implementação agnóstica aos ambientes disponíveis. Mas isso, infelizmente, nem sempre é a realidade, principalmente se você utiliza o Linux em seu desktop ou notebook, e necessita fazer testes em ambientes Windows. Para resolver tais problemas diversos são disponíveis, e grande parte delas envolvem tecnologias de virtualizações de ambientes. Dois são os aplicativos principais no mercado atualmente, o VMWare e o Virtualbox, e por motivos de sinergia entre as ferramentas disponíveis(Vagrant), utilizaremos o VirtualBox.

Nosso primeiro passo será adicionar o repositório do VirtualBox à nossa lista de repositórios, executando o comando abaixo.

Adicionado o repositório, também precisamos adicionar sua chave, validando sua confiabilidade. Para tal, execute o comando abaixo.

Incluído o repositório e sua chave, é hora de avisar ao apt que existe um repositório novo a ser lido, atualizando sua lista, e instalar o pacote:

O pacote do VirtualBox encontra-se instalado, porém é necessário instalar suas extensões para ter acesso a diversos recursos disponíveis do pacote, como habilitar dispositivos USB nas máquinas convidadas, diretórios compartilhados, melhorias nos dispositivos gráficos, entre outros.

Para tal, execute a linha de comando abaixo, que baixará a última versão disponível neste data, no site do VirtualBox.

Baixado o arquivo, execute o comando abaixo para instalá-lo!

Caso tudo ocorra bem, você terá um aplicativo instalado exatamente como na imagem abaixo!
Oracle VM VirtualBox Gerenciador_002